quarta-feira, 27 de maio de 2015

Atividade do Livro Didático sobre o Romantismo em Portugal

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
LITERATURA PORTUGUESA II
ACADÊMICO: WELBER NOBRE DOS SANTOS
ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
O ROMANTISMO EM PORTUGAL

RESPOSTAS
1º EXERCÍCIO (PÁGINAS 38 E 39)

1-O cavaleiro negro propõe aos guerreiros que algum deles pudesse tomar Hermengarda nos braços e a transferir por cima do abismo para a outra margem, isso teria que ser feito por meio de um juramento sobre a cruz da própria espada atestando que não vacilaria em seu feito.

a)Porque nenhum dos guerreiros ousou aceitar a proposta, todos ficaram com os rostos pálidos demonstrando o medo que sentiam em arriscar cumprir aquilo que lhes havia sido pedido.

b)Ele mesmo tomou a mulher nos braços e a resgatou, levando-a para a estreita ponte do Sália.

2-Eurico era ousado, corajoso, não tinha medo de arriscar nas batalhas, gostava de desafios e não pensava duas vezes para agir se a vida de alguém estivesse em risco, o que é próprio de um verdadeiro herói.

3-A mistura de esforço e timidez, de energia e de fraqueza. As heroínas românticas, ao mesmo tempo em que demonstram fortaleza, audácia e ousadia, querem se sentir protegidas pelo seu herói.

4-“E ao proferir o cavaleiro negro o nome de Eurico, a irmã de Pelágio soltou um grito e deu em terra como se fora morta”.

5-“Qual de vós ousa jurar sobre a cruz da sua espada que sem vacilar o fará?”

“Um alarido de muitas vozes o interrompeu: eram os infiéis, que a meia encosta haviam enxergado os fugitivos e que se atiravam para o vale”.

“- Vai seguro o que tentar. A entrada deste recinto é estreita, e os pagãos antes de chegarem ao Sália passarão por cima do meu cadáver”.
           
Os árabes haviam invadido a Península Ibérica, inclusive o convento onde aprisionaram Hermengarda. Os árabes estavam em constante perseguição aos cristãos, iam contra todo princípio de fé católica, a tudo aquilo que a igreja pregava.

6-A coragem, o espírito aventureiro, o espírito romântico, a ousadia nas batalhas, o disfarce, entre outras características. Assim como a figura do Zorro, Eurico usava um disfarce em suas missões aventureiras de guerra, era ousado, não tinha medo do inimigo e não se importava se tivesse que perder a vida para salvar alguém, principalmente se esse alguém fosse a sua amada, isso é tudo é próprio de um herói romântico.

7-Por meio dos filmes, novelas, minisséries, séries e até mesmo desenhos animados, os heróis vem sendo representados de uma forma um pouco diferente daquela vista no período medieval. A figura dos heróis até hoje despertam a atração das pessoas, principalmente das crianças e das mulheres, o Super-Homem, o Homem-Aranha, o Batman e outras figuras tem roubado a atenção no cinema e nas televisões de todo o mundo. Por outro lado, podemos pensar que as mulheres até hoje vivem em busca do seu herói, aquele homem que aguenta o peso das compras do mês, que sabe consertar alguma coisa que quebrou na casa, que lava, passa, cozinha, leva e busca os filhos da escola, que dá carinho, atenção, leva o café na cama, etc.

2º EXERCÍCIO (PÁGINA 42)

1-O campo é retratado como um lugar que transmite paz, um cheiro bom, que possui um ambiente bonito, agradável, com montes, muito verde, um ambiente que exala liberdade e vigor, lugar comparado ao céu. A cidade é vista como o oposto, um inferno que escraviza e um ambiente de fingimentos, de mentira e de vaidades.

2-No século XIX, o mundo passava por várias transformações advindas da Revolução Industrial, a principal característica desse período foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Com isso, várias pessoas migraram do campo para a cidade, pois precisavam trabalhar e ir em busca de melhores condições de vida.

3-

Texto 1
Texto 2
Qualidades atribuídas à vida no campo.
Lugar tranqüilo, que transmite paz, um aroma agradável, lugar de liberdade, inocência, vigor.
Lugar de harmonia suavíssima e perfeita. Lugar que transmite paz, sossego do espírito e o repouso do coração, saúde.
Comparação entre o ambiente campestre e o paraíso
“E trocar este céu de ventura”.
“Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração”.


4-Sim, a visão de Almeida Garrett confirma a teoria de Luiz Roncari. A visão romântica divide o mundo: de um lado temos as cidades, um ambiente totalmente dominado pelo homem e de outro lado temos o ambiente campestre, lugar onde se sente paz e naturalidade, contato com Deus. O homem romântico foge do espaço em que vive.

3º EXERCÍCIO (PÁGINA 45)

1-Baltazar acreditava que as mulheres deveriam obedecer aos homens, pais e depois aos maridos que deveriam ser escolhidos pelos pais, a mulher não tem direito de escolher com quem quer se casar e deve ser submissa.
A mulher descrita por Baltazar não coaduna com a convenção burguesa a respeito do papel da mulher na sociedade, pois ela é vista como alguém que, além de ser responsável pelas tarefas domésticas, cuida da educação dos seus filhos e participa da contabilidade financeira da casa.

2- (a) “Sou um dos criados que minha prima leva em sua companhia. Dois tinha eu há dias, dignos de acompanharem a minha prima; mas esses houve aí um assassinato que mos matou. À falta deles, sou eu que me ofereço”.

“Eu é que me não dispenso de a servir, à falta dos meus dois fiéis criados, que um celerado me matou”.

“Infame, e infame assassino! – replicou Baltazar. – Já fora da minha presença!”

(b) “- Assim devia ser – tornou ela também irônica -, porque os cobardes escondem-se nas costas dos criados, que se deixam matar”. Por meio desse fragmento, Teresa diz que se os empregados de Baltazar haviam sido mortos foi por causa de sua covardia, falta de coragem na luta.

3- (a) Ele mata Baltazar porque ele representa a figura de alguém que sempre tentou impedir que o amor dele e de Tereza se concretizasse. Baltazar representa a figura de um inimigo, inimigo de um amor.

(b) Porque não foge da culpa do assassinato, assume a culpa e se entrega às autoridades da época, age como um verdadeiro herói, um homem digno de respeito, pois tomou para si as suas responsabilidades.

(c) Ele ficou surpreso com a atitude de Simão ao se entregar pelo assassinato e por não tentar fugir da prisão, ele admira a atitude e oferece a Simão uma oportunidade de fuga, pois se ele confessou o crime tinha direito ao indulto.

4- Tereza representa uma mulher que vai contra tudo e contra todos para viver um grande amor com o seu herói. Ela enfrenta o pai, figura de autoridade familiar, e arca com todas as consequências advindas desse enfrentamento, paga o preço por se recusar a casar com outro homem que não seja o grande amor da sua vida.

4º EXERCÍCIO (PÁGINAS 47 E 48)

1-Temos um narrador onisciente. Ele não faz parte do quadro de personagens, mas conhece todos os pensamentos e sentimentos deles, conhece tudo sobre as personagens e sobre o enredo.

2-O despertar do amor em Simão ocorreu de forma muito intensa, refletiu profundamente no seu estado de espírito e mudou totalmente os seus hábitos diários. Ficou totalmente “alienado” e via beleza em todos os lugares que passava. Já com Pedro foi diferente, ele encarou o fato do amor de uma forma mais natural, de forma que não mudaram em nada os seus comportamentos cotidianos, ele viveu a dimensão do amor de uma forma mais “pé no chão” e sem exageros de sofrimentos, o oposto de Simão, que passou por esse processo como se estivesse no “mundo da lua”.

3-O personagem Werther está mais próximo de Simão, pois ele é marcado por uma paixão avassaladora que o deixa totalmente cheio de fantasias e sofrimentos. Ele é correspondido no amor, no entanto não pode consumá-lo devido a sua amada já ser comprometida com outro homem.

5º EXERCÍCIO (PÁGINA 48)

1-O conceito de amor expresso no poema se aproxima do comportamento amoroso de Simão, uma vez que nos versos o eu lírico coloca o amor como algo que não tem como conter, um sentimento inquietante, algo que ele aspira, admira e vê em todos os lugares que avista.

2-O título do poema remeteu-me à complexidade do amor, como esse sentimento é difícil de ser entendido pelo viés da razão, não tem como explicar o amor por meio de teorias, é preciso sentir para entender. A interrogação no título do poema me remete à busca de uma resposta, um questionamento, que a meu ver se refere à falta de explicação para aquilo que é o amor e o que ele causa nas pessoas.

3-O aspecto dos ambientes naturais, um dos focos do Romantismo no que concerne à questão amorosa, é manifestado por meio dos seguintes termos: flor, ventania agreste, mar, águas, cavernas. Esses ambientes naturais remetem a lugares propícios para a vivência do amor, lugares e aspectos que transmitem paz, serenidade e ao mesmo tempo a solidão, que muitas vezes se faz necessária para estar consigo mesmo e entender os próprios sentimentos.

4-O sinal de pontuação mais usado no poema é o de exclamação. Esse sinal nos remete à expressão de emoções, sentimentos, algo intenso e manifestado com veemência. Esse sinal de pontuação, usado de maneira tão repetitiva, nos remete à função expressiva ou emotiva da linguagem, que reflete o estado de ânimo do emissor. Também evidenciamos no poema o uso de várias reticências, que também é um sinal típico no uso da função expressiva da linguagem.

5-O poema é composto por quatro estrofes, cada uma é composta por oito versos, formados por 5 sílabas poéticas, as rimas formam um esquema ABACBDDC.

6º EXERCÍCIO (PÁGINA 53)

1-Tanto o pai de Julieta como o pai de Tereza acreditam ter encontrado o homem certo para suas filhas, pois o que elas realmente amam não é o errado. O Senhor Capuleto e Tadeu argumentam que o homem que eles arranjaram é um exemplo de bom partido, tem tudo que uma jovem da época gostaria que seu marido tivesse. Uma família nobre, riqueza, educação e inteligência são as características que os pais das duas jovens acreditam ser as ideais para que possa casar com suas filhas, os sentimentos não são levados em conta.

2-Os pais ficam nervosos com a atitude das filhas ao recusar o casamento arranjado, sentem vergonha por causa da desobediência e ameaçam as filhas. Um decide mandar a filha para o convento e o outro diz que renegará a paternidade caso a filha não obedece às suas ordens.

3-As reações de Tereza e de Julieta ante a proposta de casamento feita pelos pais são semelhantes, as duas choram e não aceitam se casar com os pretendentes arranjados, preferem passar por qualquer castigo a ter que se unir a um homem que não amam. Tereza coloca o casamento com Baltazar como um sacrifício, e diz que prefere ser morta a casar com ele. Julieta suplica ao pai que lhe escute ao menos uma palavra, mas o pai não quer escutá-la. 

4-Sim. Pois os pais, ao escolherem o marido certo para as filhas, não levam em conta o sentimento delas, quem elas realmente amam, mas são levados por razões sociais, queriam para elas um homem que tivesse as características apontadas como adequadas para a época, rico, de boa família, culto e que não tivesse herança de rivalidade com sua família, como é o caso de Simão e Romeu.

5-Em Amor de Perdição, Simão mata o primo de Tereza, Baltazar, em um conflito que ocorre em frente do convento onde Tereza está encerrada. Simão vai até lá com a intenção de raptá-la, mas se depara com a presença do pai e do primo, ele e Baltazar travam uma discursão que termina em morte, pois Simão, em um entrave entre os dois dispara o gatilho da arma que está com ele e mata Simão.

A morte nesse tipo de trama significa a resolução de tudo, pois é a única forma de não sofrer com a impossibilidade de consumação de um amor impossível.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR (PÁGINA 53)

a)Durante o período do Romantismo, a sociedade européia passou por várias transformações econômicas, políticas e sócias. A Revolução Industrial, o Iluminismo e a Revolução Francesa fizeram com que a mentalidade das pessoas mudasse. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade pregados na época levaram as pessoas a fazerem várias reivindicações e lutar para terem um papel mais ativo na sociedade. No trecho em questão, de Almeida Garrett, ele deixa bem claro que tudo deve ser pelo povo e com o povo, isso vai contra o antigo regime e as propostas de governo que não se importavam com o bem estar das classes menos favorecidas, também fala sobre o século da democracia, isso aponta a mudança de esquema político que aconteceu na época devido as revoluções que tinha como meta a busca de igualdade no que diz respeito aos direitos sociais.

b)A afirmação de Almeida Garrett ainda é valida para os dias atuais, pois a literatura deve ser usada não só como instrumento de prazer, mas também como instrumento de aprendizagem e reflexão social, ao ler uma obra literária temos que fazer uma crítica estética e sociológica, pois o texto é produzido em um determinado contexto histórico e por um sujeito situado em seu tempo. A literatura, assim, pode e deve ser usada para levar o sujeito a pensar sobre o seu papel social e a compreender o meio em que ele está inserido.



3 comentários:

  1. Visitei todas as suas atividades neste post. Gostei muito.

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  2. Visitei todas as suas atividades neste post. Gostei muito.

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  3. Fico feliz em saber disso, professora. Fiz tudo com muito zelo e carinho. Obrigado.

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